sábado, 4 de julho de 2009

PUC - Rio: Apropriação da Leitura e Escrita Competente

Apropriação da Leitura e Escrita Competente: Estratégias para seu Enfrentamento
Departamento de Educação e Núcleo de Educação de Adultos da PUC-Rio-NEAD

Local
Pólo Avançado da PUC-Rio em Caxias
Instituto São Bento/Casa São FranciscoR. Benjamin da Rocha Junior, 6 - São Bento - Duque de Caxias/RJ Como Chegar
Este curso também esta sendo oferecido na Unidade Gávea

Período deAulas
De 08/08 a 29/08/2009 - Sábados, das 08:00 às 12:00h

Apresentação
A partir das avaliações nacionais e internacionais como Inep/Mec, Pisa, entre outras, acerca do rendimento escolar, da comprovação da importância do desenvolvimento de habilidades específicas para o desenvolvimento da leitura e escrita e da experiência vivenciada na prática docente, o presente projeto se justifica pela necessidade em estabelecer ações e ferramentas de caráter interdisciplinar, na instituição escolar, visando uma melhora no rendimento acadêmico dos alunos.

Objetivo
Instrumentalizar profissionais atuantes na área da educação, docentes e licenciandos para que possam desenvolver e aplicar estratégias necessárias à apropriação da leitura e escrita competente pelos educandos por meio da estimulação da linguagem a partir da ampliação do universo de conhecimento; funções mentais superiores como atenção, percepção, memória; consciência fonológica; consciência sintática; práticas voltadas para o letramento; habilidades do processamento auditivo; entre outras.

Público
Professores, fonoaudiólogos, pedagogos, licenciandos e estudantes de áreas afins.

Metodologia
O curso está dividido em três etapas, que são desenvolvidas em quatro módulos seqüenciais. Inicialmente será abordado o processo de aquisição de leitura e escrita priorizando o aspecto da interdisciplinariedade com o objetivo de entender as dificuldades que podem ocorrer durante este processo. Também veremos o impacto que estas dificuldades podem determinar na distorção série por idade e na evasão escolar, o que repercute na manutenção dessas dificuldades por toda a vida acadêmica do aluno.
A segunda parte terá como objetivo discutir com os participantes as dificuldades mais encontradas pelos alunos, restringindo-as ao tema leitura e escrita, focalizando prioritariamente as dificuldades de leitura, interpretação e produção de textos.
Na terceira e última parte serão discutidas algumas sugestões e estratégias que os docentes poderão aplicar em sala de aula. Estas abordagens serão desenvolvidas por meio de oficinas com o grupo de professores e terá como objetivo o melhor aproveitamento com a participação do grupo."
Ao se privilegiar na Educação a existência de um modelo prévio de ensino, quem sofre as conseqüências é o aluno, que passa a ser encarado como único responsável por seus problemas quando, na verdade, deveria estar sendo privilegiado pelo sistema educacional, com um ensino mais direcionado para as suas necessidades específicas..." Thompson, 2002.

Programa
Módulo I
O processo de aquisição da leitura e da escrita
Aspecto interdisciplinar: biológico, afetivo, social
Base orgânica da aprendizagem
Sistema nervoso central e neuroplasticidade
Dinâmicas de grupo
Módulo II
Capacidades prévias para aquisição da leitura e da escrita
Rotas de aquisição da leitura
Escrita: variáveis psicolingüísticas das palavras
Dinâmicas de grupo
Módulo III
Pedagogia ou andragogia?
Dificuldades mais encontradas em sala de aula: causas e conseqüências
Atuação do professor
Oficinas interativas

Carga Horária
16 horas.

Coordenação
José Carmelo Braz de Carvalho, Doutor em Educação pela Stanford University (1976). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Coordenador de Convênio BID-FINEP-PUC da Financiadora de Estudos e Projetos. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Educacional, Admininstração de Sistemas Escolares.

Professores
Flávio Chame Barreto - Biólogo e docente do UCL e CAp-UFRJMaria Ângela de Oliveira Champion - Fonoaudióloga e docente da UFRJ

Matrícula

Até 31/07/2009A matrícula poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
1. Pela Internet
2. Pela Central de Atendimento - 0800 970 9556
3. Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à CCE/PUC-Rio na:Rua Marquês de São Vicente, 225 casa XV Gávea/RJ, Av. Marechal Câmara, 186 7º andar Centro/RJ, Av. das Américas, 1650/2º andar - Bl.1 - Barra da Tijuca/RJ ou na R. Benjamin da Rocha Junior, 6 - Duque de Caxias - Tel. (21) 3777-8287 - Atendimento de segunda a sexta-feria, das 08:00 às 17:00h e sábados, das 08:00 às 13:00h.

Investimento
Para matrículas até 24/07, desconto de 5% no primeiro pagamento. Após esta data o curso poderá ser pago em 2 parcelas de R$ 50,00, sendo a primeira no ato da matrícula e a segunda no mês subseqüente. Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e Visa.

Obs1: A matrícula poderá ser feita por outra pessoa mediante instrumento particular de procuração.
Obs2: O aluno, cujo curso for custeado por uma empresa, deverá preferencialmente encaminhar a carta de compromisso da empresa, garantindo a confirmação de sua matrícula, por fax ao nº. 3527-1394 ou entregá-la pessoalmente à CCE, no prazo de 24 horas. Caso não seja possível, favor entrar em contato com a CCE. A carta deverá conter CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal e endereço para cobrança. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal e a ficha de compensação.

Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos freqüência e/ou aproveitamento terá direito a certificado.

Observações
- Vagas limitadas- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.- Para conveniados à Associação de Antigos Alunos PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado. Desconto não cumulativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails
©2009 Lay, Header e Modificações de HTML e CSS by Simone Marta