sábado, 19 de dezembro de 2009

Avaliação Escolar - Mocinha ou Vilã?

A avaliação é fator significativo no processo de ensino aprendizagem. Porém, tem sido um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica, sendo na atualidade amplamente discutida, buscando-se uma redefinição e um resignificado para seu papel. A avaliação, na maioria das escolas brasileiras, ainda está fundamentada em princípios autoritários, tradicionais e classificatórios. E é esse tipo de avaliação que está em questionamento, buscando-se assim um novo paradigma. Afinal, a avaliação escolar é mocinha ou vilã? Leia o artigo e descubra!

*Artigo: Avaliação Escolar - Mocinha ou Vilã?
Simone Marta - Graduanda do curso de Pedagogia na UERJ 

A prática educativa então está direcionada para a chamada pedagogia do exame, segundo Luckesi (2006). E o processo de ensino/aprendizagem acaba por ficar em segundo plano. Todos (sistema de ensino, pais, professores, estudantes) se centram apenas na promoção, priorizando a nota e não importando “como elas foram obtidas nem por quais caminhos” (LUCKESI, 2006, p.18).




*LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18ª ed. São Paulo: Cortez, 2006. 180p.

Um comentário:

 
Related Posts with Thumbnails
©2009 Lay, Header e Modificações de HTML e CSS by Simone Marta