quarta-feira, 21 de abril de 2010

Indagações sobre Currículo - Currículo e Desenvolvimento Humano


Muitos questionamentos aparecem com relação ao currículo. O que se entende por currículo? Como construir, organizar e implementar um currículo? O que é um bom currículo? Para que serve? Fazendo parte da coleção Indagações sobre currículo, editada em 2007, pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação do Brasil o texto Currículo e Desenvolvimento Humano de Elvira Souza Lima traz a resposta para algumas dessas questões. A autora recorre a áreas como: psicologia, neurociências, antropologia, lingüística e artes.

Para Lima (2007) a escola garante a continuidade da espécie, “socializando para as novas gerações as aquisições e invenções resultantes do desenvolvimento cultural da humanidade”. Para que houvesse uma maneira de transmitir novas formas de saberes que estavam sendo criadas, sentiu-se a necessidade de criar um espaço e um tempo separado da vida cotidiana para que as gerações se encontrassem. Para a autora a tarefa do adulto hoje é a de promover o processo de humanização. A humanização é considerada como o desenvolvimento cultural da espécie. Lima (2007) acredita que um currículo democrático deve visar a humanização de todos, provendo e facilitando o acesso de tudo o que não está acessível às pessoas: bens culturais, equipamentos, instrumentos das ciências e das artes.
Segundo a autora, não há currículo inocente, pois “ele sempre implica em uma opção e esta opção poderá ou não ser favorável ao processo de humanização”. E um currículo que visa a formação humana necessita ser situado historicamente (pois ocorrem mudanças ao longo do tempo), está sempre aberto para a introdução de novos conhecimentos e está a serviço do respeito à diversidade, voltado dessa forma para a inclusão.
Constata-se, também, que o conhecimento individual vai influenciar no conhecimento coletivo para uma sociedade voltada para a humanização. O conhecimento é um bem comum e o currículo é o instrumento que pode ser usado para essa socialização. O conhecimento será resultado de como se organiza as informações em redes de significados, através de símbolos, da percepção, da memória, da atenção e da imaginação. O vídeo abaixo apresenta alguns desses elementos:


De acordo com Lima (2007), as atividades fundamentais para a aprendizagem dos conhecimentos escolares são: leitura, observação, registro, organização, relato e comunicação. A autora afirma que “elas desenvolvem comportamentos relacionados a perceber, refletir, compreender e expor. Desenvolvem redes neuronais que são base para a formação de conceitos, apropriação de método, criação de categorias de pensamento”.

Leitura: atividade de estudo mais essencial à espécie;
Observação: realizada pelos sentidos humanos e ampliada pelo movimento;
Registro: suporte externo para a memória;
Organização: atividade de pensamento externalizada (serve apenas para quem ou faz) ou visa também uma comunicação ao outro;
Relato: organiza as informações ou dados e exige uma narrativa com consistência interna, coerência e sequência lógica;
Comunicação: temos inúmeras maneiras de comunicar ao outro, ideias e informações. São exercícios da função simbólica (substitui os objetos reais por símbolos, signos, palavras e representações que evocam na sua ausência).

Cada um deve construir seus métodos próprios de aprendizagem e desenvolver a autonomia para se utilizar das fontes de conhecimento formal. Assim, permite que o educando desenvolva a consciência do conhecimento e de suas aplicações. E temos que a orientação dos currículos está intimamente relacionada com a dinâmica da sociedade. Ocorre por um percurso contínuo da aprendizagem, do desenvolvimento humano e da socialização.

Já este vídeo apresenta algumas conceitualizações de currículo. Confira!


Lima, Elvira Souza. Indagações sobre Currículo: Currículo e Desenvolvimento Humano. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007, 56p.

3 comentários:

  1. Simone, as reflexões sobre o texto ficaram excelentes! Objetiva e focaliza as ideias mais relevantes apresentadas pela autora. Os vídeos ilustrativos apresentam uma excelente coerência com as ideias apontadas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela postagem, ajudou-me bastante!

    ResponderExcluir

 
Related Posts with Thumbnails
©2009 Lay, Header e Modificações de HTML e CSS by Simone Marta