TÍTULO:
FILME “CARROS” – EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
FAIXA ETÁRIA: 6 e 7 anos
CRONOGRAMA DE TEMPO ESTIMADO: 1 aula de 4 horas
DISCIPLINAS A SEREM TRABALHADAS: Ciências, História e Geografia
OBJETIVOS:
- Desenvolver atividades lúdicas.
- Identificar sinais e placas.
- Ler simbolicamente.
- Trabalhar com regras.
- Estimular a socialização e o trabalho em equipe.
- Trabalhar a coordenação motora e espacialidade.
- Desenvolver a consciência para o trânsito
- Trabalho em equipe
- Socialização
- Construção de valores.
RECURSOS OU MATERIAIS NECESSÁRIOS: DVD, filme, gravuras, cartolina, papelão grosso, canetinha, cola, giz de cera, tinta guache, pincel e tesoura.
DESENVOLVIMENTO:
Atividade
• Reunir a turma para a exibição do filme “Carros”;
• Fazer a introdução do filme, comentar sobre o que o filme irá tratar a sinopse do filme;
• Após a exibição do filme, conversar com os alunos se o filme lhes agradou, o que acharam mais interessante e o que tiraram de lição (trabalho em equipe, humildade, amor ao próximo etc.), focando sempre a cidadania;
• Construir e discutir de maneira conjunta com os alunos, conhecimentos básicos sobre poluição, e os impactos que a mesma pode trazer para o meio ambiente;
• Identificar alternativas ao uso do automóvel, discutir e analisar situações que requerem segurança;
• Indicar e problematizar os malefícios causados pelo rápido aumento do número de carros, que podem ser sentidos em diversos setores. Nas ruas sempre cheias, na dificuldade cada vez maior de circular a pé, no aquecimento global e na poluição do ar, que afeta a saúde principalmente de crianças e idosos;
• Explicar quanto ao respeito da sinalização e falar sobre os cuidados que devemos ter ao atravessar a rua, como: observar as cores dos sinais e sempre olhar para os lados. Citar dicas de segurança em geral, utilizando gravuras como demonstração, como:
a) andar no banco traseiro;
b) dar dica para o adulto obedecer ao semáforo;
c) lembrar o adulto de verificar as condições dos pneus;
d) ficar atento, não distrair o motorista;
e) respeitar áreas de escola e hospitais, não jogar lixo pela janela;
f) ficar atento no trânsito, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e se vier carro, não passar;
g) respeitar o guarda de trânsito.
• Problematizar com os alunos os perigos de uma má sinalização, a incidência de acidentes, a responsabilidade do governo na manutenção das estradas e rodovias, levantar questões a respeito do filme em relação à omissão do governo quanto as estrada;
• Registrar um texto coletivo com os alunos a respeito de tudo o que foi vivenciado nas últimas aulas, onde eles poderão desenhar suas impressões e/ou o que mais lhes chamou atenção;
• Expor o texto no mural da sala ao alcance das crianças;
• Música: Trânsito
Faça o trânsito andar
Não deixe a cidade parar
Faça o trânsito andar
Não deixe a cidade parar
No vermelho, pare
No amarelo, atenção,
No verde, siga
Se, é a sua direção
Respeite as faixas e as placas
O apito do guarda também
Faça o trânsito andar
Não deixe a cidade parar
AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, será observado o desempenho das crianças, o envolvimento e a participação das mesmas nas atividades propostas e no reconhecimento das placas e sinalizações de trânsito nas atividades propostas em sala.
Esse trabalho foi realizado a partir do texto: A Disneyzação da cultura infantil do Henry A. Giroux pelas alunas: Edna Gomes, Noemi Cruz e Simone Marta.
Simone, o plano de vocês avançou bastante a partir da primeira versão, que já estava muito bom! Estabelecer um contato maior com os aspectos críticos defendidos pelas teorias críticas e pós-críticas do currículo enriqueceria este plano. De qualquer maneira, parabéns ao grupo pelo bom trabalho!
ResponderExcluirFraquíssimo!!
ResponderExcluirCarro melhor filme
ResponderExcluir