quarta-feira, 30 de junho de 2010

Documentos de identidade - uma introdução às teorias do currículo - Basil Bernstein – códigos de reprodução cultural

Tomaz Tadeu da Silva em seu livro: Documentos de identidade - Uma introdução às teorias do currículo traça um mapa dos estudos sobre currículo, dos anos vinte, até às atuais teorias pós-críticas.. Os capítulos são curtos, porém trazem as principais perspectivas sobre currículo.
Basil Bernstein, sociólogo inglês, é retratado em um capítulo denominado: códigos de reprodução cultural. O autor faz uma análise do currículo, segundo Bernstein, revelando seus códigos e reprodução cultural. Não usa o termo currículo, por justamente ocupar-se da palavra código, como sendo substituta do primeiro termo, sendo sua teoria uma forma sociológica de ver o currículo, pois está preocupado com as relações estruturais que o constituem. Bernstein quer saber como se dá a estruturalização do código. Usará a análise identificando os currículos de coleção, que são separados por disciplina, e o currículo integrado, que contempla a interdisciplinaridade.



Quando chega à escola, a criança é portadora de uma linguagem. Esta linguagem servirá para se exprimir, para comunicar, para se relacionar com os outros, ou seja, para se socializar. essa linguagem nasce a partir do crescimento físico e mental, sendo fruto do meio sócio-cultural da qual a criança faz parte. Mas esse desenvolvimento nem sempre ocorre de mesma maneira. O meio sócio-cultural e as relações familiares são fatores que podem modificar esse processo.
Basil Bernstein desenvolve alguns conceitos fundamentais e entre eles classificou e identificou dois padrões de fala: o código restrito e o código elaborado. É a posição social que determina o código a ser aprendido. O código restrito é usado, normalmente, entre as classes sociais mais baixas, sendo menos informativo e o código elaborado, usado, mais frequentemente, pela classe média, possui mensagens mais complexas.

A língua não é só um instrumento de comunicação ou conhecimento, é também um instrumento de poder e controle. Torna-se por isso necessário que o professor conheça os seus alunos, com as suas características pessoais, as suas capacidades, as suas dificuldades, o grau de autonomia e socialização.

Resumindo o capítulo: Basil Bernstein - códigos de reprodução cultural, temos:

  • O conhecimento educacional formal realiza-se por 3 sistemas de mensagem intimamente imbricados: currículo, pedagogia e avaliação.

  • Preocupação com as relações estruturais entre os diferentes tipos de conhecimento que constituem o currículo.

  • Percebe o currículo tradicional como fortemente classificado, em contraposição ao interdisciplinar.

  • Diferentes códigos culturais:

  1. Código elaborado : relativamente independente do contexto local.

  2. Código restrito : o “texto” produzido na interação social é fortemente dependente do contexto.

  • Aprende-se o código em diversas instâncias sociais , dentre elas a família e a escola.

  • O aprendizado dos códigos culturais ocorre de forma implícita , na vivência das estruturas sociais em que o código se expressa.

  • Esforço em compreender as razões do fracasso educacional e o papel das diferentes pedagogias no processo de reprodução cultural .

  • Atenção para a diferença entre o código elaborado proposto pela escola e o código restrito dos estudantes de classes populares .

  • Questionamento do papel da escola no processo de reprodução cultural e social .
SILVA, Tomaz Tadeu Da. Documentos de identidade - uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

5 comentários:

  1. Simone, a síntese e apresentação do capítulo do livro Documentos de Identidade ficaram muito bem desenvolvidas. Aponta os aspectos defendidos pelo autor de forma objetiva e adequada. Excelente trabalho!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei muito do conteúdo do blog de vocês. Muito lindo também.Terei muito trabalho neste semestre com este livro de Tomás Tadeu e sua resenha me ajudará bastante na hora de sintetizar tudo...
    Visite meu espaço: http://aprendizagemdigital.wordpress.com
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. por favor me ajude a fazer um artigo sobre esse livro tenho que entregar sabado.

    ResponderExcluir
  4. onde posso baixar Documentos da Identidade Thomas Tadeu da Silva?????
    por favor ce puderem me mandar pelo email:
    guilherme.ribascik@bol.com.br

    obrigado a todos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. preciso aprender,quero ser pedagoga,é um outro universo toda a ajuda me é valida,meu email:
    tamss.12 @hotmail.com

    ResponderExcluir

 
Related Posts with Thumbnails
©2009 Lay, Header e Modificações de HTML e CSS by Simone Marta